Mouse Na Mão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum de Auxilio Escolar
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
G-Zuis

G-Zuis


Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/04/2016

Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  Empty
MensagemAssunto: Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio    Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  EmptySex Abr 08, 2016 10:07 pm

Que o Brasil não se encontra em seu auge não é novidade — nem para mim, nem para você, nem para nenhum brasileiro ou para a mídia internacional. A questão social é algo para ser discutido, os problemas são diversos e a raízes da causa pode ser encaradas por muitas formas.
Mas você sabia que diplomata francês do século XIX “previu” esse acontecimento?
Joseph Arthur de Gobineau, ou simplesmente Conde de Gobineau, afirmava que o Brasil se encontraria na penúria devido a miscigenação presente nas abrangências de seus territórios. Quando andamos pelas ruas — mesmo que em um bairro não tão popular — fica claro a “mistura” a qual nosso povo está submetida. Enquanto asiáticos, alemães, africanos possuem um “rosto”, nós, brasileiros, não possuímos essa “máscara”. Vamos do branco ao amarelo, passamos pela pele morena e atingimos a cor negra. Quem são os brasileiros? Que imagem você tem do nosso povo quando ouve a palavra “Brasil”?
Esse é o ponto. De acordo com o Conde, nós  perderíamos nossa “face brasileira”. Os índios já não nos representa, nossa população é mais ampla de estética (ou aparências) do que uma única “raça”, uma única definição.
Gobineau tinha o objetivo de “branquear” nosso país, pois este acreditava que essa seria nossa única salvação. Ele, inclusive, abandonou as terras francesas por ordens de Napoleão III e seguiu aos nossos territórios no ano de 1869 e sua visita se estendeu por um único ano.
Aliás, foi em meio aos solos do Pau-Brasil que disse:
“Mas se, em vez de se reproduzir entre si, a população brasileira estivesse em condições de subdividir ainda mais os elementos daninhos de sua atual constituição étnica, fortalecendo-se através de alianças de mais valor com as raças europeias, o movimento de destruição observado em suas fileiras se encerraria, dando lugar a uma ação contrária.”
Sua mente moldada pelos valores da época venerava os europeus onde via a solução para os problemas de um povo “pardo”.
Será que se o seu plano tivesse sido concretizado, estaríamos nessa situação? Por que a questão biológica, em muitas mentes, está diretamente ligada às questões intelectuais?
O problema do Brasil é o povo ou a questão histórica a qual fomos subjugados a muitos anos atrás?
Para encerrar o assunto, deixo aqui outra frase do francês teólogo propagador do racismo:
“Não creio que viemos dos macacos  mas creio que vamos nessa direção.”
Vitória de Jesus, 8/4/16


Última edição por G-Zuis em Dom Abr 10, 2016 3:40 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
-Carlos-




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/04/2016

Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  Empty
MensagemAssunto: Re: Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio    Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  EmptySex Abr 08, 2016 11:24 pm

O problema do Brasil que ainda persiste em acontecer e acredito que vai demorar muito para mudar, é a grande dependência dos países mais desenvolvidos, afinal nada é criado aqui praticamente... tudo se importa e fora o fato de ainda ser um país explorado desde sua descoberta até os dias de atuais, faz com que seja " atrasado " em relação a outros mas o mais engraçado é o fato de ser um país " Independiente " e depender de outros para a sua existência tanto estrutural e a vida dos brasileiros que se afeta com isso.
Portanto se continuar nessa dependência nada irá melhorar, apenas piorar.
Ir para o topo Ir para baixo
G-Zuis

G-Zuis


Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/04/2016

Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  Empty
MensagemAssunto: Re: Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio    Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  EmptySex Abr 08, 2016 11:41 pm

-Carlos-,
a sua linha de raciocínio está correta porém há um ponto falho: o Brasil não passa de um país emergente. Nossa economia é invejável mas o dinheiro não é destinado para boas áreas, está concentrado em mãos de poucos.
E o EUA seria um grande inimigo caso nós acabássemos por acatar essa posição de "produtor". O que move um país é a exportação, no nosso caso são os minérios de ferro, carne bovina, laranjas, açúcar de cana, soja, etc. Vamos supor que os brasileiros investissem em maquinários, tecnologias de ponta. A reação do EUA seria aumentar a demanda deles e abaixar o preço dos produtos. O resto do mundo compraria o produto deles e os nossos seriam ignorados. Acredito que isso resultaria numa crise econômica pior do que a atual. De certo modo, estamos de mãos atadas. Isso não é segredo ou mistério.
A questão é: qual a melhor atitude que nosso governo pode tomar? Ou, melhor: será que o governo tomará alguma atitude? Se sim, vai demorar muito para uma nação inteira enxergar essa necessidade?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  Empty
MensagemAssunto: Re: Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio    Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Teoria de Gobineau - Brasil: Como uma Nação Mergulharia no Infortúnio
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mouse Na Mão :: Matérias :: História-
Ir para: