Mouse Na Mão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum de Auxilio Escolar
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Umbigo de Adão

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Professor Alessandro




Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/04/2016

Umbigo de Adão Empty
MensagemAssunto: Umbigo de Adão   Umbigo de Adão EmptySex Abr 08, 2016 8:21 pm

Tudo beleza?

Amigos, vocês não acham esquisito o fato de Michelangelo ter pintado um umbigo no Adão da Capela Sistina?

Será que ele cometeu um engano ou fez uma provocação à teoria "criacionista" que imperava na época?

No século XVI, o genial pintor italiano Michelangelo foi incumbido da missão de pintar os afrescos da Capela Sistina. Nesse trabalho, reconhecido como uma das mais proeminentes manifestações da arte renascentista, ele executou a criação do afresco “A criação de Adão”, que retrata o exato momento em que Deus estabeleceu a criação do homem. Por de trás da beleza da imagem, podemos perceber interessantes noções religiosas sobre a figura divina.

Abração.Umbigo de Adão Imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fgaleriadefotos.universia.com.br%2Fuploads%2F2012_08_21_22_46_460.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fnoticias.universia.com.br%2Ftempo-livre%2Fnoticia%2F2012%2F08%2F22%2F960448%2Fconheca-criaco-ado-michelangelo-buonarroti
Ir para o topo Ir para baixo
G-Zuis

G-Zuis


Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/04/2016

Umbigo de Adão Empty
MensagemAssunto: Re: Umbigo de Adão   Umbigo de Adão EmptySáb Abr 09, 2016 4:33 pm

Tudo bem, Professor Alessandro?
Quando li seu artigo, fui procurar a obra no google (aliás, ocorreu algum problema no envio da imagem) e achei interessante o fato de que eu já conhecia a obra, acho que muitos também conhecessem, mas não sabia o nome da pintura ou o pintor, confesso.
Vi aqui que Michelangelo viveu no século XVI, no auge do poder da Igreja Católica, o que me fez questionar: o umbigo. Será que foi um detalhe despercebido? Pelas minhas pesquisas, pintores plásticos entendiam da anatomia para retratar a arte acadêmica, talvez ele tenha feito o umbigo de um modo automático. Ou talvez ele tenha o pintado pois acreditava que o homem, me referindo a mulher também, veio do útero e não do barro. Vou me aprofundar mais no assunto.
Inclusive, seria legal um artigo falando sobre mensagens ocultas em pinturas. Claro que Leonardo da Vinci estaria nessa lista.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Umbigo de Adão
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mouse Na Mão :: Matérias :: Artes-
Ir para: